
REGULAMENTO DO CHALLENGE CUP
I. Introdução e Objectivo
Este define todas as regras sob as quais se devem desenrolar as competições do Grupo.
A organização das competições, tal como o Grupo, são da iniciativa da e têm como Objectivo ir para além dos jogos informais, elevando o nível competitivo dos jogos mas, promovendo e mantendo uma sã convivência e ética entre os seus integrantes.
Cabe apenas à Administração, definir as regras, alterar e aplicar o presente
II. Regras Gerais
Em tudo que não contradiga ou colida com este Regulamento, as Regras Gerais das competições, são as mesmas que permitem a jogabilidade digital e especificidade da Aplicação “Apalabrados” (Etermax).
É interdito o uso de quaisquer outras aplicações ou programas, em particular aqueles ditos de auxílio ou facilitadores e, quem os utilizar será excluído da competição.
A Administração pode designar Moderadores para colaborarem no suporte aos jogadores, durante o decorrer das competições.
III. Participantes
A Admissão no Grupo, é feita por convite de qualquer elemento do grupo e tem que ser validada pela Administração.
Podem participar nos torneios, os utilizadores (users) com perfil no Facebook e que sejam integrantes do Grupo Challenge Cup.
Os membros do grupo que desejem participar nos torneios, deverão inscrever-se e informar qual o seu “user” no post específico de cada torneio.
É o “user” que identifica um membro do Grupo como Jogador.
O “user” registado na primeira competição será o mesmo em todas as competições futuras, mesmo que o jogador mude de nome no perfil do FB.
Caso mude de “user” por qualquer motivo, terá que comunicar à Administração que analisará e aceitará ou não a mudança. No caso de não aceitar, este novo user, será considerado como um novo Jogador, pelo que iniciará o processo competitivo por uma posição no ranking de jogadores.
IV. ligas
A principal competição do Grupo, é a Challenge Cup, que é disputada e organizada por Ligas de A a H. Cada Liga está subdividida em 2 (duas) sub ligas de 12 elementos cada, A1 e A2, B1 e B2, C1 e C2, D1 e D2, E1 e E2, F1 e F2, G1 e G2 e H1 e H2.
V. Regras dos Jogos
1. Abertura de Jogos
1.1 Todos os jogos terão que ser abertos na Língua Portuguesa de Portugal. Certifique-se que está na opção (bandeira de Portugal).
1.2 A abertura de cada jogo, é feita por aqueles que em cada ronda aparecerem à esquerda na tabela dos torneios.
1.3 Na abertura de jogos, não será permitido:
1.3.1 Iniciar com a construção de uma palavra com SETE LETRAS, i.e., o jogador que abre o jogo, não pode colocar as sete letras na palavra de abertura.
1.3.2 “PASSAR” de mão na primeira jogada, i.e. o jogador que abre o jogo, não pode passar a sua vez de jogar para o adversário na jogada de abertura.
2. Se o jogador que inicia o jogo, não tiver possibilidade de escrever qualquer palavra, mesmo que seja com apenas 2 (duas) letras na primeira jogada, deverá optar por uma das seguintes alternativas:
2.1 Poderá resignar e abrir um novo jogo, mas isso só será possível se ainda não tiver validado a palavra.
2.2 TROCAR AS TELHAS, fazendo um Print Screen ANTES E DEPOIS DA TROCA, para um eventual esclarecimento futuro junto da administração, caso seja necessário e, dialogar com o adversário. Entre os jogadores, existirá sempre a possibilidade de se entenderem com um diálogo no chat do jogo e esclarecem eventuais dúvidas. O jogo continua ou iniciam novo jogo, consoante o que decidirem.
3. Caso não haja entendimento entre ambos, qualquer um dos jogadores poderá pedir orientações à Administração, dando conhecimento ao outro jogador. A Administração pedirá e analisará os Print Screen enviados e dará ou não viabilidade à continuidade do jogo iniciado, informando ambos os jogadores da decisão.
4. O jogador que não aceitar, não concluir ou resignar qualquer dos jogos obrigatórios, dentro do período de duração da competição, será penalizado com derrota.
5. Palavras com Bónus
Cada jogador só poderá fazer duas palavras de Bonus (7 Letras) por jogo. Quem fizer mais de duas palavras, será penalizado com derrota.
6. Comunicação de Resultados.
6.1 - A publicação deverá conter o número da ronda, os users dos jogadores e as respetivas pontuações. Os jogadores poderão optar por publicar um print do resultado final do jogo desde que indiquem obrigatoriamente a ronda e o número do jogo. Caso a foto do print do jogo não seja publicada com a indicação da ronda e número de jogo a mesma não será validada.
6.2 A identificação dos jogadores deverá respeitar a mesma ordem estabelecida na tabela ou seja, primeiro o user do jogador que desafia e depois o do desafiado, independentemente se é o vitorioso ou o derrotado.
6.3 Os resultados de cada jogo, serão publicados pelo jogador que ganhar a partida e deverão ser colocados no post específico criado para esse efeito, pela Administração. No entanto, se acordarem entre si, a publicação poderá ser feita pelo outro jogador. Caso o jogo não seja publicado e desapareça, deixa de ser possivel combinar o resultado e jogo não será considerado.
6.4 Em caso de empate, o resultado deverá ser publicado pelo adversário que abriu o jogo, ou então poderão acordar entre si quem publica. Caso nenhum jogador publique o jogo, o mesmo não será contabilizado.
7. Recurso aos Administradores
7.1 Dever-se-á privilegiar o diálogo entre os jogadores, i.e. (necessidade de iniciar um novo jogo ou atraso nos prazos estabelecidos) e a comunicação de incidentes à Administração, deverá ser limitada ao imprescindível e acompanhada de “print screen” da situação a analisar e das tentativas de solução.
7.2 Os Print Screen, só serão enviados para Administração e nunca para o adversário.
7.3 A Administração, em caso algum apresentará o Print Screen ao adversário.
7.4 Os Print Screen serão analisados pela Administração, de acordo com os Regulamentos e bom senso, comunicando a decisão aos dois.
8. Fair Play
O objectivo do Grupo, dos torneios e em especial da Challenge CUP, é aumentar o nível competitivo dos jogos e dos participantes que deverão ser alcançados com fair play, não sendo tolerados comportamentos que configurem desonestidade, preconceito ou mesmo sobranceria em relação a adversários.
Todos os jogadores deverão usar de cordialidade e urbanidade relativamente a adversários e organização.
9. Penalizações
Se se verificar que um jogador desrespeita, com dolo (maliciosamente) quaisquer das regras deste Regulamento, serão aplicadas penalizações.
As sanções a atribuir pela violação das regras são:
Atribuição de vitória, e será atribuída a média de pts que o jogador lesado tiver na fase final.
10. FÓRUM E CHATS
O Fórum destina-se a Questões e Sugestões relativas ao Challenge Cup
Os Chats, destinam-se à colocação de informação e à colocação de qualquer dúvida referente ao Challenge.
VI. Jogos do Challenge CUP
1. Nº de participante por Liga
O Challenge Cup, disputa-se em 8 ligas – e Cada liga terá 24 jogadores, colocados no início de cada Campeonato de acordo com o seu desempenho anterior.
Cada Liga está dividida em duas suas sub-ligas – ex.: A1 e A2, de 12 jogadores cada.
2. Séries, Voltas, Rondas e Pontuação
2.1 Cada Challenge Cup terá duas Séries de 22 Rondas cada, sendo 44 as rondas totais do Campeonato.
2.2 Cada Série é dividida em duas Voltas.
2.3 Cada Volta (ou mão) joga-se em 4 semanas, com 6 jogos nas 1ª e 3ª semana e 5 jogos nas 2ª e 4ª semanas.
2.4 Na 1ª Série, todos jogadores jogam dois jogos (duas mãos), todos contra todos, em cada volta da sua sub-liga.
2.5 Na 2ª Série os 6(seis) primeiros classificados de cada sub-liga, jogam 2 voltas entre si, competindo pelos 12 primeiros lugares da série. ex: do 1º ao 6º da B1 contra os do 1º ao 6º da B2. (B3)
2.6 Os 6(seis) últimos de cada sub-liga, jogam igualmente duas voltas entre si, para apurar os 12 últimos da Liga ex: do 7º ao 12º da B1 contra os do 7º ao 12º da B2, (B4)
2.7 Serão distribuidos pts aos 6 jogadores que passarem para a fase seguinte ( aos 6 primeiros classificados e aos 6 classificados seguintes) a distribuição de pontos para a 2ª fase é a seguinte:
Lutarem para o Campeonato
1º Classificado - 6 Pts
2º Classificado - 5 Pts
3º Classificado - 4 Pts
4º Classificado - 3 Pts
5º Classificado - 2 Pts
6º Classificado - 1 Pt
Lutarem para a Permanência
7º Classificado - 6 Pts
8º Classificado - 5 Pts
9º Classificado - 4 Pts
10º Classificado - 3 Pts
11º Classificado - 2 Pts
12º Classificado - 1 Pt
3. Prazos dos Jogos
3.1 Os Jogos têm o prazo de 7 dias para serem concluídos.
3.2 Em cada ronda, todos os Jogos iniciam aos Domingos às 21h e acabam no Domingo seguinte às 21h.
3.3 Tendo sido comunicada a abertura dos Jogos, os Jogadores têm que abrir os seus Jogos das rondas da semana, até Segunda-feira às 21h.
3.4 Os jogos têm que ser aceites até 3 ªfeira às 21h00, ou seja o desafiado terá que fazer o primeiro movimento nesse prazo. (O jogador que abrir jogo entre as 12h e as 21h de 2ª feira poderá ser penalizado caso o jogo não termine a horas no domingo seguinte, convem informar os moderadores caso se venha a verificar situações deste genero)
3.5 Cada jogador é obrigado a fazer pelo menos, uma jogada por dia (24h) a partir de cada Segunda às 21h em qualquer dos seus jogos.
3.6 Os jogos que não forem concluídos até domingo às 21h, ambos os jogadores serão advertidos com um cartão amarelo e, se nas próximas semanas voltarem a ter um jogo por acabar levam segundo amarelo e derrota no jogo.
3.7 Sempre que o jogador se sente lesado, porque um jogador está atrasar o jogo ou está a jogar muito pouco, deverá primeiro alertar o adversário e se não obtiver satisfação, comunicar então à Administração, usando os prints de que tentou dialogar com o adversário.
4. Excepções
Viagens – Terão que ser comunicadas antecipadamente (1 semana antes) para a Administração poder autorizar o adiantamento dos jogos da semana que ficar impedido de jogar.
5. Pontuação
Os jogos terão a seguinte pontuação:
Vitória 3 pts
Empate 1 pts
Derrota 0 pts
6. Classificação
6.1 O vencedor de cada Liga será aquele que somar o maior nº de pontos, entre os 12 primeiros competidores da 2ª Série – A3,B3,C3,D3,E3 e F3
6.2 Critério de desempates classificativos:
- Somatório dos pontos realizados
- Diferença de Pontos Marcados e Sofridos
7. Subidas e Descidas de Liga
Subidas
Da Liga “A”- Não há subidas, o vencedor da LIGA A ( A3 )é o vencedor do CHALLENGE. :
Permanecem na LIGA A , os doze jogadores de A3 e os seis primeiros de A4
Da Liga B sobem à Liga “A”, os 5(cinco) primeiros classificados de B3
Da Liga C sobem à Liga “B”, os 5(cinco) primeiros classificados de C3
Da Liga D sobem à Liga “C”, os 5(cinco) primeiros classificados de D3
Da Liga E sobem à Liga “D”, os 5(cinco) primeiros classificados de E3
Da Liga F, sobem à Liga “E”, os 5(cinco) primeiros classificados de F3
Da Liga G, sobem à Liga “F”, os 5(cinco) primeiros classificados de G3
Da Liga H, sobem à Liga “G”, os 5(cinco) primeiros classificados de H3
Descidas
Da Liga “A”- os 6 últimos classificados de A4 descem para a Liga “B”
Da Liga “B”- os 6 últimos classificados de B4 descem para a Liga “C”
Da Liga “C”- os 6 últimos classificados de C4 descem para a Liga “D”
Da Liga “D”- os 6 últimos classificados de D4 descem para a Liga “E”
Da Liga “E”- os 6 últimos classificados de E4 descem para a Liga “F”
Da Liga “F”- os 6 últimos classificados de F4 descem para a Liga “G”
Da Liga “G”- os 6 últimos classificados de G4 descem para a Liga “H”
Da Liga “H”- os 6 últimos classificados de H4 terão que jogar um playoff com os novos jogadores inscritos, para entrar no challenge seguinte, mas podem ser repescados pela classificação na SUPER LEAGUE.
VII. Jogos de taças e outros torneios
Em tudo o que não seja específico de uma determinada taça, torneio etc. aplicam-se todas as outras regrasdeste Regulamento.
Os resultados de Taças e outros Torneios não contam para o ranking da Challenge Cup.
VIII. Situações Especiais
1. Desistências
1.1 Sempre que um Jogador de uma liga não possa participar na edição seguinte poderá voltar caso haja uma desistência nessa liga. É sempre considerado como primeiro substituto.
1.2 Caso não exista desistências na liga a que pertence terá lugar na liga logo abaixo onde exista a tal desistência.
1.3 O jogador só poderá falhar uma edição para manter o seu lugar, caso falhe duas seguidas perde o seu lugar e terá que se inscrever para uma vaga.
2. Substituição de jogadores
2.1 Se no início de cada campeonato existir uma desistência, esse jogador será substituído por um jogador suplente. ( ponto 1.1.1 )
2.2 Caso não exista jogador para substituir, o melhor classificado à despromoção não será despromovido, permanecendo na liga em que estava. ( sétimo classificado de A4 , B4 ....por ex. )
2.3 Se um jogador que sobe de Liga resolver não jogar, subirá o 5º classificado permanecendo nessa Liga o melhor classificado à despromoção. 7º classificado da respectiva liga ( B3 , C3 ..... por ex. )
2.4 Se um jogador desistir durante a 1ª volta, todos os seus jogos serão considerados nulos, dando a vitória a todos os seus adversários. Caso se verifique na 2ª volta, os resultados da 1ª volta permanecem, sendo os da 2ª volta anulados.
3. Anomalias
A Administração do ChallengeCup não é responsável pela aplicação (app) do jogo, logo qualquer anomalia que aconteça com os jogos não serão da sua responsabilidade.
Anomalias mais comuns:
3.1 Servidor em Baixo – Avisar os colegas chat, pois por vezes não funcionam num sistema operativo i.e. Android mas, funcionam noutros. Aguardar que o servidor volte a funcionar.
3.2 Erro do Servidor e Back Up dos Jogos. Neste caso, os Jogos recuam umas horas e todas as jogadas efetuadas desaparecem, o que não é impeditivo de continuarem a jogar. Só se o jogo desaparecer é que será permitido abrirem novo Jogo.
3.3 Alteração de Dicionário Os Jogos continuam normalmente.
3.4 Equipamentos danificados - Tlm, Pc, Ipad ou Tablet Danificado
Os jogos continuam normalmente a Administração, não tem culpa do mau manuseamento que os Jogadores dão aos seus equipamentos.
3.5 Se o chat do jogo não estiver a funcionar , sugere se que se use o chat priva do FACEBOOK para a comunicação entre jogadores e para colocar os plenos.